LEGENDA

domingo, 27 de abril de 2014

DEPOIMENTO

ESTA FOI A IMPRESSÃO DA NOSSA ESTUDANTE PATRICIA BARBOSA - 3 ANO MÉDIO, AO VISITAR O MUSEU SOLAR FERRÃO, SOB A COORDENAÇÃO DA PROF. MAGNAIR BARBOSA. DIGNO DE APRECIAÇÃO!!!!
"Gostei bastante pois acreditava que fosse um lugar chato, mas eu fui surpreendida, pois descobri que um museu pode sim ser um lugar divertido. Lá podemos adquirir muito conhecimento, pois a arte que lá se estabelece é muito rica.

O Solar Ferrão é um patrimônio histórico de Salvador. Antes de ser um centro cultural funcionava como um casarão onde moravam os senhores, suas esposas, filhos e escravos. A casa é muito grande, foi construída por escravos. Quando chegava o material para a construção desse casarão, que eram pilares muito grandes e pesados, os escravos tinham que ir buscar esses pilares e trazer debaixo de um sol quente e subir a ladeira do Pelourinho descalços.

Até os dias de hoje quando se toca nas paredes é possível sentir o barro carregado por cada escravo. Depois a casa virou um patrimônio histórico.

Apesar de tudo que os escravos passaram, hoje as pessoas podem saber um pouco da história de Salvador. Aquela casa de vários andares, com janelas grandes que parecem velhas, quando se entra ninguém sai de lá como entrou. Os visitantes ficam fascinados com cada peça que tem lá, cada parte daquela casa é um conhecimento adquirido.

Lá tem peça de toda parte do mundo, tem peças da África, as máscaras, as esculturas, que fazem parte de uma cultura totalmente diferente da minha, mas fiquei encantada, os instrumentos musicais que introduz vários sons diferentes, peças feitas de barro, de marfim. Todas as peças são ótimas. É um privilégio para todos que moram nessa cidade receber peças escolhidas pelos seus próprios criadores para que sejam expostas aqui em Salvador.

O museu serve para deslumbrar e conscientizar todos que visitam, e ir em busca da sua história, da cidade em que se vive e para educação faz parte de suporte e incentivo para que alunos e professores possam conhecer outras culturas, e nada melhor se for através da arte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário